Mutirão do Lixo Eletrônico será no dia 7 de junho no Parque do Povo e no Ana Jacinta


20/05/2014 Aumentar Fonte Diminuir Fonte
Mutirão do Lixo Eletrônico será no dia 7 de junho no Parque do Povo e no Ana Jacinta
  • A data da 7ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico já foi definida. Será no dia 7 de junho, das 8h às 16h, no Parque do Povo de Presidente Prudente. Conforme informa o titular da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Rogério Alessi, a novidade deste ano é que terá um posto de recolhimento dos materiais no Conjunto Habitacional Ana Jacinta. Este será junto ao quiosque de WiFi e funcionará das 9h às 13h. 

    “Foi um pedido dos moradores e da Câmara Municipal. Diante disso, o prefeito Tupã [Milton Carlos de Mello] determinou que fosse atendido, para que os munícipes do Ana Jacinta, Mario Amato e dos bairros adjacentes possam participar com uma edição local. São bairros que concentram grande número de moradores e que ficam relativamente longe do centro. Então, para que eles possam colaborar e participar do mutirão, no mesmo dia, teremos uma edição simultânea do Mutirão do Lixo Eletrônico. Pedimos à população que guarde o lixo eletrônico e no dia 7 de junho faça o descarte adequado”, pontua. 

    Sobre os prêmios, que nesta edição são 10 bicicletas, um tablet, um playstation e um netbook, ele diz que todos que descartarem os materiais receberão cupons para concorrer, inclusive os que participarem do mutirão no Ana Jacinta. “Depois vamos juntar os cupons do Ana Jacinta com os do Parque do Povo e vamos fazer o sorteio. São prêmios oferecidos pelas empresas parceiras do Mutirão do Lixo Eletrônico”, diz. 

    “Até mesmo por isso vamos encerrar esta edição um pouco mais cedo. Até às 17h queremos realizar o sorteio e a entrega será feita pelo prefeito na próxima semana. O prêmio é uma forma de agradecermos a população que participa, já que nossa intenção é fazer deste o maior mutirão do Brasil para que possamos conseguir bater o recorde do ano passado, que foram 80 toneladas de lixo eletrônico, um verdadeiro exemplo para toda comunidade”, complementa. 

    Alessi informa que nesta edição as lâmpadas fluorescentes não serão recolhidas. “As lâmpadas fluorescentes e eletrônicas são produtos que têm uma legislação própria e, pela lei, as empresas que comercializam devem receber esse material. Pedimos à população que quem tiver lâmpada de qualquer tipo que procure as lojas que vendem, ou quando a pessoa for comprar uma nova que leve a queimada, ou a usada, que essas empresas têm essa logística reversa. O mutirão é uma ação da Prefeitura com a Unoeste e visa somente material eletrônico, uma vez que existe uma lei federal especifica, de n° 12.305, que disciplina a coleta de lâmpada pelas empresas que comercializam esse material”, esclarece.

    Por fim, o secretário lembra que no dia 5 de junho é lembrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e que o mutirão encerra a semana de atividades alusivas a data. “Prudente terá uma série de eventos e atrações que vão ocorrer durante a semana. A Semana Mundial do Meio Ambiente vai terminar com a 7° edição do Mutirão do Lixo Eletrônico”, conclui.
  • Fonte: http://mutiraodolixoeletronico.sp.gov.br/site/noticia.aspx?ID=10

Notícias Anteriores

20/05/2014 - Em 2017, volume de lixo eletrônico no mundo aumentará 33%, alerta estudo
20/05/2014 - Trinta mil toneladas de lixo eletrônico são descartadas em Sorocaba
20/05/2014 - Confira os endereços de locais de descarte de lixo eletrônico em SP
20/05/2014 - Mutirão do Lixo Eletrônico será no dia 7 de junho no Parque do Povo e no Ana Jacinta
20/05/2014 - Como agir em relação ao seu lixo eletrônico?
20/05/2014 - Conscientização Ambiental
01/06/2012 - Centro de Controle de Zoonoses transformou monitores de computador em casa para gatos
21/05/2012 - Veneno no Computador
03/05/2012 - USP lança site com contribuições à RIO+20